Marketing de Rede ou Marketing Multinível

  • Marketing de Rede
  • Marketing MultiNível
  • Marketing Rede

Marketing de Rede

Marketing Multinível ou pirâmide ilegal? Negócio ético ou antiético? Você se arriscaria em colocar seus amigos ou familiares em um negócio que prejudicaria sua imagem com eles no futuro?
Marketing Multinível é praticado por grandes e idôneas empresas, mas infelizmente é utilizado também por empresas que distorcem o seu sentido real para modalidades de sistemas que não se baseiam em produtos reais e de qualidade comprovada. Apenas citar a existência desses produtos não significa que são confiáveis.
A verdadeira motivação é saber se quem consumiu tal produto o comprará novamente por sua qualidade. Eis que surge outra situação crucial: Dizem que o segredo do marketing de relacionamento é disseminar planos baseado na liderança de seus representantes, pois focar diretamente no produto não é rentável. Por isso que se tornou comum e até banal no mercado dizer que empresa x ou y estão saturadas e estagnadas, ou seja, focaram em fazer lideranças e não no consumo permanente dos produtos.
De cada 100 pessoas, quantas em médias serão lideranças natas? Quantos em média têm o potencial para serem desenvolvidos e preparados para tal fim? Mesmo em grandes populações os chamados líderes natos estão rapidamente propensos a escassez, já o grupo de consumidores não, por que o ato de consumir um produto é algo que sempre se repetirá pela natural necessidade das pessoas.
No mercado tradicional, lidero equipes desde 1998 e a dificuldade de formar lideranças é enorme. De cada 100 pessoas, 03 ou 05 tem facilidade de desenvoltura, pois são os chamados líderes natos. Outras 10 podem ser desenvolvidas e formadas, sendo que as demais se encaixarão em outras funções, menos liderança.
Investir no consumo dos produtos é muito mais fácil. Qualquer consumidor, mesmo que não tenha perfil de liderança ou comercial pode duplicar cada vez mais o negócio. Pense nos moradores de uma rua que tenha 100 residências consumindo os produtos de uma empresa! Quantos pontos isso geraria se cada uma delas consumisse 100 pontos por mês?
Seriam 10 000 pontos em apenas uma rua, ou seja, aquela simples pessoa sem nenhum perfil comercial ou de liderança que indicou os produtos pode ter uma renda residual só na referida rua entre R$1.000,00 e R$2.500,00 dependendo do plano que ela escolheu entrar, sem contar demais premiações. Vale ressaltar que a dedicação e esforço podem compensar outras lacunas vazias.
Portanto, se o seu negócio é fundamentado em produtos de qualidade que venham se consolidar no mercado, já respondi às três perguntas iniciais. Verdadeiramente é Marketing de relacionamento. O negócio é ético e você pode indicar para seus familiares, amigos e para quem quer seja.
É necessário ter muito cuidado e discernimento na escolha de uma empresa, mesmo sabendo que na melhor escolha ainda pode haver riscos de a grana diminuir no futuro e o plano B precisa estar bem montado. Ninguém pode prever 100% o futuro de uma empresa.
Em casos mais extremos, já vimos situações no mercado tradicional de toda a presidência se envolver em grave acidente ou um processo de falência e concordata, mudando os rumos da empresa e influindo drasticamente na vida dos seus funcionários subordinados. Na contra mão disso idealizadores de um determinado projeto podem ter estratégias que só eles possuem e sabem.
Aos críticos, riscos existem muito mais fora do marketing de relacionamento. Se você trabalha no mercado tradicional, por melhor que seja sua formação acadêmica ou técnica, o risco de ser demitido sempre existe e nem se sabe quanto tempo após conseguirá um emprego digno do qual receba um bom salário. Sem falar que as empresas estão demitindo quem ganha muito e admitindo novos funcionários com salário inferior, uma prática de praxe no mercado trabalhista.
Estatísticas apontam que quem abre um negócio no mercado tradicional, 70 % deles fecham nos primeiros três anos e esta pessoa terá que ser bem diferente e inovadora dentro do seu segmento para se manter no mercado nos próximos 10 anos, correndo riscos de perder todo o investimento feito, o que com certeza é um valor bem maior do que ingressar no marketing de relacionamento.